SOBRE

A Film2B é uma empresa que nasceu em 2010 com o objetivo de atuar no licenciamento de obras literárias para adaptações audiovisuais. A idéia foi desenvolvida por Ana Luiza Beraba a partir de sua experiência profissional nas áreas de gestão cultural, no segmento editorial – trabalhou no marketing da Editora Record – e na distribuição de filmes para cinema - é fundadora da distribuidora Esfera Filmes.

A demanda crescente por conteúdos para a indústria audiovisual, naquele momento já sob os primeiros impactos das discussões em torno do projeto de lei para regulamentação da TV de acesso condicionado, proporcionou a identificação de um nicho de mercado: a venda de conteúdos literários para realização de obras para cinema e TV.

Este segmento, ainda incipiente no Brasil, já estava mais articulado no mercado internacional. Os principais festivais de cinema do mundo, como Berlim, Sundance e Roma, haviam incluído seções focadas no encontro de agentes literários com produtores. Os editores também começaram a atuar de maneira mais proativa em relação à indústria audiovisual. No Salon du Livre de Paris e na Book Fair de NY também foram criadas seções específicas para negociar direitos de adaptações. 

Apesar de termos muitos casos de filmes e séries baseadas em livros no Brasil, autores, agentes literários e editores reagiam às demandas recebidas de produtoras, emissoras e programadoras de TV. A Film2B propôs um modelo cujo objetivo era provocar a demanda, através de uma dinâmica baseada na oferta de títulos com potencial para se tornarem filmes ou séries.

Ana Luiza fez então uma parceria com a Agência Riff, a maior e mais tradicional agência literária brasileira, que possui em seu catálogo mais de 140 autores brasileiros do porte de LuisFernando Veríssimo, Moacyr Scliar e Carlos Drummond de Andrade.

A partir de 2012, Ana Luiza associou-se a Eduardo Senna, advogado com vasta experiência em propriedade intelectual e com intensa atuação no segmento audiovisual. Este encontro foi o início do que podemos chamar de a segunda fase da Film2B.

Além de atuar no licenciamento de livros, a Film2B se tornaria um núcleo de desenvolvimento de projetos cujo objetivo é ser um elo entre material criativo bruto e a produção de conteúdos audiovisuais, atuando na garimpagem de histórias, no processo de desenvolvimento de roteiros, atração de talents, na estruturação legal e financeira.

Em 2014, foi vencedora do Edital de Núcleos Criativos do FSA, e se associou à Kiki Lavigne (ex Sony e Conspiração) para desenvolver uma carteira de projetos, ainda em andamento.

Em 2017, criou e coordenou o primeiro Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual. Atualmente, seis das 35 histórias gestadas se encontram em desenvolvimento em grandes produtoras e canais, colaborando para aumentar a diversidade racial no segmento audiovisual.  

Em 2018, se associou a uma rede de produtores latino-americanos para formar a plataforma WePlot, uma  agregadora de conteúdo em desenvolvimento com potencial de oferecer histórias a toda América Latina.

EQUIPE

Ana Luiza Beraba

Conteúdo

Carioca, formada em História pela UFRJ, estudou cinema na EICTV em Cuba e fez pós-graduação em gestão cultural na FGV-Rio. Autora do livro América Aracnídea - Teias Culturais Interamericanas (Ed. Civilização Brasileira). Trabalhou no Festival do Rio, na JLeiva Cultura e Esporte e na Editora Record. 

Em 2012, montou a distribuidora Esfera Filmes, especializada em cinema de arte independente. Em 2010 criou a FILM2B, onde atua na prospecção de conteúdo e venda de material criativo bruto.

Eduardo Senna

Business

Carioca, advogado especializado em 

entretenimento com forte actuação no mercado audiovisual e musical brasileiro. Mestre em propriedade intelectual pela Universidad de Valladolid, Espanha. Professor em cursos de pós-graduação para o setor cultural. Sócio de Senna Advogados e de FILM2B. É representante para Brasil da Sociedade de Gestão Coletiva de Direitos EGEDA

Maria Eduarda Bodin

Jurídico

Carioca, formanda em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), formada em inglês jurídico pela Fundação Getúlio Vargas; trabalha há 4 anos com direito autoral. Em 2016 ingressou na FILM2B, onde atua no jurídico.

CONTATO