SOBRE

A Film2B é uma empresa que nasceu em 2010 com o objetivo de atuar no licenciamento de obras literárias para adaptações audiovisuais. A idéia foi desenvolvida por Ana Luiza Beraba a partir de sua experiência profissional nas áreas de gestão cultural, no segmento editorial – trabalhou no marketing da Editora Record – e na distribuição de filmes para cinema - é fundadora da distribuidora Esfera Filmes.

A demanda crescente por conteúdos para a indústria audiovisual, naquele momento já sob os primeiros impactos das discussões em torno do projeto de lei para regulamentação da TV de acesso condicionado, proporcionou a identificação de um nicho de mercado: a venda de conteúdos literários para realização de obras para cinema e TV.

Este segmento, ainda incipiente no Brasil, já estava mais articulado no mercado internacional. Os principais festivais de cinema do mundo, como Berlim, Sundance e Roma, haviam incluído seções focadas no encontro de agentes literários com produtores. Os editores também começaram a atuar de maneira mais proativa em relação à indústria audiovisual. No Salon du Livre de Paris e na Book Fair de NY também foram criadas seções específicas para negociar direitos de adaptações. 

Apesar de termos muitos casos de filmes e séries baseadas em livros no Brasil, autores, agentes literários e editores reagiam às demandas recebidas de produtoras, emissoras e programadoras de TV. A Film2B propôs um modelo cujo objetivo era provocar a demanda, através de uma dinâmica baseada na oferta de títulos com potencial para se tornarem filmes ou séries.

Ana Luiza fez então uma parceria com a Agência Riff, a maior e mais tradicional agência literária brasileira, que possui em seu catálogo mais de 140 autores brasileiros do porte de LuisFernando Veríssimo, Moacyr Scliar e Carlos Drummond de Andrade.

A partir de 2012, Ana Luiza associou-se a Eduardo Senna, advogado com vasta experiência em propriedade intelectual e com intensa atuação no segmento audiovisual. Este encontro foi o início do que podemos chamar de a segunda fase da Film2B.

Além de atuar no licenciamento de livros, a Film2B se tornaria um núcleo de desenvolvimento de projetos cujo objetivo é ser um elo entre material criativo bruto e a produção de conteúdos audiovisuais, atuando na garimpagem de histórias, no processo de desenvolvimento de roteiros, atração de talents, na estruturação legal e financeira.

Em 2014, foi vencedora do Edital de Núcleos Criativos do FSA, e se associou à Kiki Lavigne (ex Sony e Conspiração) para desenvolver uma carteira de projetos, ainda em andamento.

Em 2017, criou e coordenou o primeiro Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual. Atualmente, seis das 35 histórias gestadas se encontram em desenvolvimento em grandes produtoras e canais, colaborando para aumentar a diversidade racial no segmento audiovisual.  

Em 2018, se associou a uma rede de produtores latino-americanos para formar a plataforma WePlot, uma  agregadora de conteúdo em desenvolvimento com potencial de oferecer histórias a toda América Latina.

EQUIPE

ANA3569.jpg
Ana Luiza Beraba

Conteúdo

Carioca, formada em História pela UFRJ, estudou cinema na EICTV em Cuba e fez pós-graduação em gestão cultural na FGV-Rio. Autora do livro América Aracnídea - Teias Culturais Interamericanas (Ed. Civilização Brasileira). Trabalhou no Festival do Rio, na JLeiva Cultura e Esporte e na Editora Record. 

Em 2012, montou a distribuidora Esfera Filmes, especializada em cinema de arte independente. Em 2010 criou a FILM2B, onde atua na prospecção de conteúdo e venda de material criativo bruto.

foto2.jpg
Eduardo Senna

Business

Carioca, advogado especializado em 

entretenimento com forte actuação no mercado audiovisual e musical brasileiro. Mestre em propriedade intelectual pela Universidad de Valladolid, Espanha. Professor em cursos de pós-graduação para o setor cultural. Sócio de Senna Advogados e de FILM2B. É representante para Brasil da Sociedade de Gestão Coletiva de Direitos EGEDA

Captura_de_Tela_2018-09-20_às_20.49.16.p
Maria Eduarda Bodin

Jurídico

Carioca, formanda em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), formada em inglês jurídico pela Fundação Getúlio Vargas; trabalha há 4 anos com direito autoral. Em 2016 ingressou na FILM2B, onde atua no jurídico.

CONTATO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!